quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Ele agora é como o vento...


O anjo da morte ante ontem veio buscar o ator Patrick Swayze e levou com ele sua alma, porém sua arte permanecerá conosco, seus filmes, seus exemplos e sua alegria. Mas é como diria uma velha canção do Queen “Show must go on”, o show deve continuar, porque a vida sempre continua. E na minha vão ficar alguns filmes em que ele foi protagonista e que marcaram momentos importantes de quem sou . O primeiro filme que assisti com Patrick foi “Vidas sem rumo”. Ele mostrava a falta de horizontes dos jovens, Swayze era um dos irmãos órfãos que trabalhavam num posto de gasolina pra sobreviver, e com os amigos, formam uma gang. Mostrava também que estes jovens tinham muitos sonhos que gostariam de realizar, mas a realidade de suas vidas era bem diferente. O personagem que narra, o irmão caçula Ponyboy Curtis (C. Thomas Howell), adorava poesia. A moçinha do filme era Daine Lane uma das mulheres do cinema que eu mais gosto. A produção tinha um elenco estelar: Matt Dillon, Ralph Macchio, Rob Lowe, Emilio Estevez e Tom Cruise. Outro filme dele inesquecível foi “Dirty Dancing — Ritmo Quente”. Em 1987, o filme botou a dança de salão na moda. Patrick Swayze e Jennifer Grey eram Fred e Ginger numa versão atualizada e muito mais romântica (porque Fred e Ginger, vocês lembram, sempre começavam os filmes se desentendendo!). A trilha sonora desse filme é muito boa, adoro “Hungry Eyes”, adulto depois que assisti a cenas em que essa canção surge notei a sensualidade flamejante desse filme. Daí veio “Ghost — do Outro Lado da Vida” em 1990. “Caçadores de Emoção”. Por causa do filme quase saltei de pára-quedas, mas nunca(ainda) tive coragem. E por ultimo assisti a “A cidade da esperança” , um filme grandioso do qual jamais vou me esquecer. Patrick interpreta um medico que ficou atormentado por problemas existenciais e acreditando-se culpado da morte de uma criança, operada por ele, abandona a profissão e dirigi-se ao país de Ganghi em “busca de luz espiritual”. Em Calcutá, é assaltado e espancado, sendo socorrido em um Dispensário – a Cidade da Esperança -, fundado e dirigido pela sra. Joan, lá ele encontra um campo de trabalho caritativo, junto à população mais carente, que tocará para sempre, o seu coração. A frase do filme é : “O que não se dá, se perde.” Patrick cantou em “Dirty Dancing” uma das canções que fazem parte do repertorio da minha alma: “Shes like the wind”, impossível escutá-la e não me lembrar do tanto que amei. Vai com Deus Patrick nós que aqui estamos vamos sempre nos lembrar de você! Meu sorriso de hoje agradece pelas lembranças que você ajudou a gravar no meu coração e as minhas lágrimas serão pela falta que você fará aqui nesse mundo. Até a próxima meu amigo, nos vemos num outro filme.
...(",)