sábado, 19 de setembro de 2009

Eu tive o melhor momento de minha vida...

“Aquele que conheceu apenas a sua mulher, e a amou, sabe mais de mulheres do que aquele que conheceu mil.” Leon Tolstoi

O que faz um homem pertencer a uma mulher só? É claro que essa resposta é variável, não há formulas prontas pra nada na vida, cada um terá a sua própria história para contar, de sucesso ou de fracasso, de doçura ou de amargura. Mas talvez a história de alguém possa nos inspirar, possa servir de espelho, de alerta ou de confirmação. Assim conto hoje o amor do ator Patrick Swayze e de Lisa Niemi que permaneceram juntos durante 34 anos até o dia da morte dele. A biografia de Patrick sairá no dia 29 de Setembro e conta com uma carta emocionante, uma carta que faria chorar até o mais gelado dos corações: “Sou muito grato por você ter escolhido me amar. Eu sei que, por causa de você, achei minha alma e me tornei no homem que sempre quis ser. Você é minha mulher, minha amante, minha amiga e minha dama. Eu sempre te amei, eu te amo agora e vou amá-la ainda mais”. Quando se apaixonaram Lisa tinha aulas de dança e era melhor aluna de sua mãe, Patsy, que quando viu o filho se aproximar da menina, então com 14 anos, disparou para ele furiosa: "Se você fizê-la sofrer, eu te mato". Patrick não fez o tipo Don Juan com Lisa, foi bastante paciente. “Tivemos vários encontros em silêncio. (...) Ela era a mulher mais brilhante que eu havia conhecido e eu achava isso muito atraente”. E então ele se mudou para Nova York para ser bailarino e Lisa foi também para morarem juntos. Porém bem diferente do que a maioria das pessoas, o romance deles demorou mais de um ano para se consumar. "Eu tinha que pedi-la em casamento antes de sentirmos que nossa relação era séria suficiente para haver sexo. Lisa foi à segunda mulher com quem ele dormiu. O dois mesmo depois do casamento sempre mantiveram a chama do romantismo acessa. Muitos viam os dois como almas gêmeas. "Eu não tenho tanto respeito por um ser humano como tenho por ela”. A união sobreviveu à fama de Patrick, que no auge só podia sair de casa cercado de seguranças. Lisa agüentou os excessos do marido com álcool e drogas - chegando a ameaçar sair de casa se ele não se cuidasse. O que acabou acontecendo de fato após o suicídio da irmã Vicky, que o fez ir para a reabilitação. Lisa também esteve ao seu lado em um dos momentos mais difíceis, quando Patrick sofreu um acidente com um cavalo, em que teve as duas pernas esmagadas, uma lesão no ombro e um dedo arrancado. Houve momentos em que Lisa é quem precisou de cuidados, quando sofreu abortos em 1990 e 2005. Nos últimos dois anos, em que o marido lutou contra o câncer, Lisa ajudou Patrick a escrever sua biografia. O aniversário de 34 anos de casamento foi comemorado em junho deste ano. Na cerimônia de renovação dos votos, Patrick apareceu como Lisa havia pedido: em um cavalo branco, como uma legítima cena de “Dirty Dancing”. Esse foi o resumo em breves palavras do que fez Patrick pertencer somente a Lisa, é o caso particular deles eu sei, mas serve como confirmação do aforismo de Tolstoi que coloquei no inicio do texto, pelo menos para esses dois corações. Eu do meu lado acredito que se você conseguir que alguém te ame verdadeiramente, independente de posses, de ciúmes e livre de quaisquer outros interesses, sua vida toda já terá valido a pena.
...(",)