domingo, 16 de dezembro de 2007

CORAGEM..!


Sou uma mulher corajosa. Não digo isso para exaltar algo que considero uma virtude minha, mas como incentivo a quem está desalentado. Quando alguma coisa rude acontece, primeiro me impacta, depois mobiliza as minhas forças para reagir. Sempre me refiro a dificuldades como sendo momentos rudes, e prefiro isso a denominar como problema intransponível. É o meu jeito de minimizar a situação e reunir minhas forças para enfrentar o que for preciso.
Sou uma mulher vitoriosa, não porque tenha alcançado todos os meus sonhos, mas porque não esmoreço diante dos obstáculos. Penso numa maneira de superá-los, às vezes sendo mais forte do que eles; de outras, recuando para reformar a minha estratégia. Não me deixo abater facilmente. Reconheço a grandeza do que me tira o sossego, mas não me rendo sem ter esgotado as últimas possibilidades de vitória. E se não consigo o que quero, não me dou por vencida, apenas espero o momento adequado para agir a meu favor e conquistar a vitória. Não vou contra as evidências, aprendo com elas e vejo o que elas me mostram. Vivo corajosamente todos os dias. E sempre me encanta viver. Posso mesmo dizer que sou uma pessoa enamorada pela vida, encantada com tudo e, sobretudo, grata. Aprendo todos os dias alguma lição do que vivo, e sempre me observo, analiso e questiono para saber o rumo a tomar. Ter coragem é fundamental à vida. Para enfrentar os desafios que se apresentam, para desenhar a felicidade e para aproveitá-la inteiramente. Sem coragem a gente não dá um passo à frente, fica acuada e temerosa, e a auto-estima despenca! Acredito muito em mim… nem sempre nos outros, porque deles não conheço todas as intenções. O que me dizem importa, sim, mas não sem antes ver de onde vem, que propósito tem e o que posso fazer a respeito. Assim tem sido a vida. Muitas vezes, as pessoas nos desestimulam, jogam a gente para baixo, querem que desistamos de nossos propósitos. Se acreditamos nisso, desistimos rapidamente, antes de conferir as possibilidades de vencer. Mas, reconheço, é preciso muita coragem para continuar acreditando em nós mesmos, quando quem está à volta – ou a situação – nos impele à desistência. Desisti, sim, algumas vezes, mas por convicção própria, não porque alguém considerou que era causa perdida. Coragem implica risco de perdas, sim. De erros, também. Mas coragem é um impulso que não deixa a gente desistir antes da hora. Não é covardia desistir, é conseqüência das nossas convicções, e deve ser assim, Nesse caso, é rendição, depois de avaliar que o nosso empenho pela vitória custa mais do que a alegria de seguir adiante. Se eu não tivesse coragem, muito menos teria alcançado. Se eu me ouvisse menos, os argumentos alheios teriam sido mais fortes do que a minha vontade. Às vezes, tenho ímpetos de dar exemplos práticos das vezes em que a coragem me salvou. Mas silencio e peço que confiem no que digo, mesmo sem relatar uma situação concreta. Encorajem-se para viver. Este é o meu apelo, mesmo sem confidenciar a minha intimidade. Não desistam de seus sonhos, projetos, objetivos. Podem não ser fáceis, mas não são impossíveis. Mantenham o foco no que representa a sua felicidade. Ela desafia a coragem da gente, mas é enormemente compensadora...(*_*)