quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Promessas e desejos de final de ano...


A cada ano que passa, todos nos voltamos para uma reflexão sobre o que fizemos e planejarmos algumas de nossas realizações no ano que se inicia. Não são raras as vezes que, com toda a boa vontade do mundo, dedicamos os primeiros minutos das primeiras horas do dia de ano novo para enumerarmos mentalmente as nossas promessas. Tudo o que desejamos concretizar, de importante, passa rapidamente pelas nossas mentes e parece que, a grande maioria delas, não permanece por mais do que esses poucos momentos em nossa preocupação. Assim que passam os primeiros dias do ano, com eles se vai toda a nossa enorme vontade de exercer mudanças significativas em nossas vidas. Tudo, então, volta a ter seu espaço ou não, dependendo de nossa enorme vontade real de concretizar. Porém, se isso é assim tão comum, de que valem as horas que ficamos selecionando as tais prioridades? Chego a ter a sensação de que, nesta época, fica ainda mais difícil tentar encontrar respostas aos nossos desejos mais simples. Quem não se viu, muitas vezes, desconsertado ao desejar um feliz ano novo a alguém que, rapidamente respondeu que nada muda no ano novo a não ser o próprio ano? Que tudo não passa de uma simples data, estabelecida em determinada sociedade, para medir o tempo? Mas se é uma data estabelecida então não deixa de ser um marco e para que servem os marcos se não para que busquemos, através deles, estabelecer mudanças ou, ao menos, pensarmos nelas com maior seriedade? Pensando desta forma, prometi a mim mesma que ninguém irá me tirar a vontade de modificar alguma coisa neste novo ano que se iniciará. Que fiquem muito bravos aqueles que julgam que nada muda e que tudo é um simples passar do tempo como em qualquer dia comum. Tenho feito planos que desejo colocar em prática e não vou permitir que sejam considerados tolos por quem quer que seja. São meus e eu os quero realizados, plenos, vivos, intensos. Quero sentir a vida e não apenas passar por ela. Vou cuidar para que, nesta passagem de ano, eu não me esqueça de nada importante só porque tenho muito a lamentar pelo que deixei de fazer. Quero esquecer o que não deu certo e olhar bem para o que está logo ali a minha espera de fazer acontecer. Quero deixar de lado os medos, a desconfiança, o sorriso contido, o talvez amanhã, para ir de encontro à vida e tudo o que ela pode me oferecer de bom. Vou ter todo o cuidado de não esquecer nenhum detalhe e, de preferência, de inaugurar uma nova agenda onde vou colocar todas essas minhas vontades, projetos e planos. Nada de mirabolante ou que exija um milagre divino para que se concretize. Apenas coisas simples, que eu possa trabalhar para que aconteçam se eu me empenhar realmente. Tenho certeza de que, depois de todas as metas estabelecidas poderei buscar as diferentes formas pelas quais irei orientar minhas ações em direção a elas. A mais importante delas, com certeza, será a busca pela melhoria constante das relações humanas. Estas, pra mim, serão prioridade absoluta. Sem perder muito tempo com esses pequenos desencontros que fatalmente acontecem e que não podem nos fazer desacreditar no afeto, no carinho, no aconchego de um amor em qualquer dimensão. Quero ampliar a minha forma de interagir com as pessoas, sentir mais, conhecer mais, buscar novas formas de conviver, trocar e compreender. Uma vez que eu sinta que o meu desejo é real e que irá me trazer a sensação de vida plena, então não terei a menor dificuldade em, ao final do ano, quando o relógio marcar as zero horas do primeiro dia de 2007, fazer qualquer uma das pequenas coisas que tantos acreditam trazer sorte e outros têm a certeza de que são meras bobagens, como pular ondas, comer uvas ou sementes de romã, cantar a tão conhecida canção de ano novo, trocar aquele dente de alho que deixei bem embrulhado na carteira, ao final do ano passado, ou começar a colocar um a partir deste ano, abraçar as pessoas que eu amo e que estiverem ao meu lado, pensar com carinho naquelas que estão distantes mas que eu amo também, usar roupa branca ou de qualquer cor que me faça sentir-me preparada para um reinício realmente brilhante e repleto de felicidade, rumo às minhas realizações e depois, buscar na energia que vem deste universo maravilhoso, aquela que eu preciso para continuar acreditando que sempre vale a pena, quando existe vontade de fazer acontecer. A todos aqueles que me fazem acreditar e sentir essa energia, eu desejo um Natal e um ano novo repleto de realizações, carinho e felicidade! São os votos de alguém que faz parte deste seu mundo, mesmo virtual.

...(¨,)