sábado, 26 de dezembro de 2009

Para isso fomos feitos...


“Para isso fomos feitos: Para lembrar e ser lembrados/Para chorar e fazer chorar/Para enterrar os nossos mortos —/Por isso temos braços longos para os adeuses/Mãos para colher o que foi dado/Dedos para cavar a terra.” (“ Poema de Natal” de Vinicius de Moraes)

Daqui onde estou olhando para a superfície do mar lisa me parece sólida, fico com a sensação que se descer lá embaixo eu vou poder caminhar por sobre aquelas águas e ondas. Nada mais oportuno do que caminhar sobre o mar nessa época, lembrando a passagem em que Jesus caminha sobre as águas do mar morto. O natal pra mim tem sempre duas mensagens, uma de amor, proximidade e união familiar e outra de tristeza e sofrimento por reconhecer e sentir que nós seres humanos somos egoístas, cegos e alienados. O planeta tem 6,3 bilhões de almas vivendo nesse momento e somente 1, bilhão comemora o natal no dia 25 de dezembro, não é natal no mundo todo, o mundo todo não é cristão, não há unanimidade em nada nesse planeta. Estamos cercados por um mar de desigualdades, injustiças, violência, desrespeito e corrupção. Mas é para isso que fomos feitos ,para reconhecer que o mundo é adverso e diverso, simples nas manhãs e complexo nas noites, fomos feitos para suportar humilhações, para ajudar o outro, para acreditar sempre que amanhã será melhor do que hoje, para nos reerguemos das ruínas. Para enterrar nossos mortos e lembrar deles em qualquer dimensão que estejam:
Você me eleva, então eu posso ficar sobre a montanhas
Você me eleva, para andar sobre mares tempestuosos
E sou forte, quando estou sobre seus ombros
Você me eleva: Para mais do que eu posso ser(Da canção “You Rise me up”)


Natal pra mim é um tempo de agradecimento, por estar viva, por ter a capacidade de sorrir e de chorar, por ter o dom de respirar e pelo presente de estar presente aqui até quando eu puder. Ainda que não seja Natal em todas as tradições, etnias e países da terra que o desejo puro dos cristãos possa envolver de amor todo o planeta ainda que seja apenas por algumas horas. Feliz Natal atrasado, mas um FELIZ NATAL!!!
...(",)