domingo, 23 de setembro de 2007

Eu cresci e não houve outro jeito!


Ver o mundo com os olhos de uma criança é querer provar tudo o que os olhos vêem. Os olhos das crianças não apontam para as coisas que estão distantes de suas mãos. Os olhos das crianças miram para as coisas que estão perto, para aquilo que podem tocar e colocar na boca. Lembro que surpreendida diante de uma pergunta minha(já nem me lembro qual) minha mãe me respondeu: “Você vai entender quando crescer”. E eu fiquei mais velha e mesmo entendendo de tantas coisas gostaria de não saber de algumas delas. “A duvida é o preço da pureza e é inútil ter certeza”. Ao crescer descobri que a perfeição na verdade é um defeito e, que a simplicidade é o melhor caminho para o equilíbrio. Ao crescer descobri que nem é tão legal assim “ser grande” e que sempre me sentirei “uma estrangeira passageira de algum trem”. Ao crescer descobri, mas não queria, que por mais que a gente grite o silencio é sempre maior do que o nosso berro. Ao crescer descobri, que apesar de ter ficado mais alta isso não significa que fiquei mais forte. Conheço pessoas que eram mais sólidas quando eram apenas crianças. Conheço adultos que ficaram mais carentes do que foram quando eram crianças. Deixei de ser criança exatamente no dia que me vi sozinha e não senti solidão. Dentro de nós a criança que fomos nunca morre. Eu cresci e não houve outro jeito...Parei de crescer em centímetros faz tempo. Mas outras coisas em mim continuaram crescendo incessantemente. Cresço em amor, cresço em dor, cresço em eternidade , cresço em aprendizado, cresço não mais na carne açoitada, mais na alma perfumada.