domingo, 23 de setembro de 2007

Viver em poesia é difícil?!


Ouvimos vez ou outra falar que o ser humano é um cristal delicado. Já houve momentos na vida, que eu achava que podia viver de brisa, isso quando as expectativas em relação ao mundo, não ficavam excessivamente expostas ao sol, e por isso, cultivava a vã possibilidade de viver. O fato é que a dura realidade do mundo me impôs novas utopias. A própria idade, o amadurecimento, os obstáculos que tive que cruzar só me ajudaram a rever conceitos e dissolveram vários paradigmas. Então tudo que faz mal para o corpo e alma..estresse, o exagero de afazeres, a fadiga inútil, as brigas desnecessárias, os conflitos sem nenhum valor..passou a ter menos peso, e a inspiração da vida voltou. Alguns cuidados especiais é tudo o que uma existência pode querer. Não pensar em luxo, mas em dignidade. Acredito sobretudo, na felicidade, que nasce da essência do amor, dos amigos, da família e da força que as aspirações possam ter. Sem esses dados básicos, o ser humano carece de um respiradouro artificial. Sem ele, a cor dos olhos da vida se desfaz. As pessoas que vivem os dias insensíveis às flores e ao vento, dando valor apenas para o trânsito maluco e para o boletim de economia e política, sem prazer só para tapar os vazios da vida, a poesia para esta pessoa é o "nada a ver do nada a ver". Mas aquele que respeita a vida é possível entender, "o universo num grão de areia e a eternidade numa flor, a poesia haverá de ser o sal da vida". Apesar do calor, o céu está maravilhosamente azul e de vez em quando uma chuva cai para refrescar. Acho que alguma coisa está mudando em mim, me sinto como se estivesse numa metamorfose. Se eu soubesse fazer poesias, talvez escrevesse umas de amor...como não sei, me amparo na poesias de amigos, no vento, nas tardes, nas flores e nos passarinhos para crer que viver é bom. É difícil, muito difícil, eu sei, mas é bom.