sexta-feira, 21 de março de 2008

Aquilo por que vivo..!


Três paixões, simples, mas irresistivelmente fortes, governam-me a vida: o anseio do amor, a busca do conhecimento e a dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade. Tais paixões, como grandes vendavais, impeliram-me para aquí e acolá, em curso instável, por sobre profundo oceano de angústia..chegando às raias do desespero. Busco primeiro o AMOR, porque ele produz um êxtase tão grande que, não raro, eu sacrifico todo o resto da minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Ambiciono-o ainda, porque o amor nos liberta da solidão...essa solidão terrível através da qual a nossa trêmula percepção observa, além dos limites do mundo, esse abismo frio. Busco-o, finalmente, porque vi na união do amor, numa miniatura mística a visão que os santos e os poetas imaginam. Eis o que busco e, embora isso possa parecer demasiado bom para a vida humana, foi isso que afinal...encontrei. Com paixão igual, busco o CONHECIMENTO. Eu quero compreender o coração dos homens. Gostaria de saber por que cintilam as estrelas e, procuro apreender a força pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos. Um pouco disto, mas não muito, eu consegui. Amor e conhecimento, até ao ponto que são possíveis, conduzem para o alto, rumo ao céu. Mas a PIEDADE sempre me traz de volta à terra. Ecos de gritos de dor ecoam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos(imagine essa besteira), e todo o mundo de solidão, pobreza e sofrimentos, covertem numa irrisão..o que deve ser a vida humana. Anseio por aliviar o mal, mas não posso e também sofro. Eis o que tem sido a minha vida. Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado, tornaria vivê-la, se me fosse dada tal oportunidade.

E que assim seja...)O(