quinta-feira, 4 de março de 2010

Não pertenço mais a esse lugar...


"Não tenho certeza de nada, a não ser da santidade dos afetos do coração e da verdade da imaginação – o que a imaginação capta como beleza deve ser verdade – tenha ou não existido antes.” John Keates, poeta romântico inglês.

Não creio que palavra alguma possa explicar a vida de um homem ou uma mulher, mas essa frase, por ser um sentimento comum a todos nós, é uma poderosa sensação elucidativa: "O que eu fiz para merecer isso?" é a pergunta que todo mundo sempre se faz em períodos de provação, de dificuldades e de indefinição. Dá vontade de desistir e dizer pra si mesmo: Quem sabe hoje eu consiga descansar numa nuvem. Talvez seja uma necessidade de ir para o céu sem participar da morte. Mas para qual céu eu iria? Já que o primeiro é para os pássaros, o segundo para as pessoas que conseguem voar além da imaginação e o terceiro onde habitam Deus e os Anjos. A fé fica gritando aos meus ouvidos "Por favor aceite o mistério" enquanto a razão não hesita em dizer numa voz firme dentro da minha cabeça: “Primeiro pense, depois exista”. Se ao menos eu tivesse certeza se o pior momento da minha vida já passou. Não sou uma só por isso, isso aqui não é um monólogo, há varias identidades e entidades comigo. É tão difícil viver aqui embaixo enganada por essas simulações de felicidade, os shoppings e as perfeições das coisas novas que compramos que criam a ilusão de redomas sobre a gente. Agora entendo porque a morte no oriente não é considerada algo tão ruim. Estar viva talvez seja o verdadeiro motivo de luto. Sei que o que vem agora vai parecer contraditório com que eu disse anteriormente. Mas amo a vida e quero vivê-la até o último segundo, porém a consciência das ilusões, utopias e fórmulas usadas para nos transformar em zumbis muitas vezes torna minha existência uma operação sem anestesia. Eu não pertenço mais a esse lugar, essa é a percepção, nesta fase de minha vida não anseio mais tanto por uma vida de sensações, mas por uma vida de pensamentos.
...(",)