quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Estou com mais de?????


Estou com mais de 40 anos. Jovem, diriam os velhos, coroa, diriam os jovens. Sinto-me meio sanduíche entre um passado maravilhoso e profícuo e um futuro de igual calibre. Porque não perdi a esperança de sonhar e ter certeza que Deus me reserva dias felizes. Mas preciso estar atenta às mudanças. Porque o que me fez feliz até hoje é passado. E ao sentir-me realizada, tenho a sensação que o que vem pela frente é só complemento. E viver complementando para quem sempre lutou é no mínimo diferente. Aí reside a vontade de reconquistar, retomar, renascer. Mudar tudo e começar outra vez. Dizem que se adquire sabedoria com o passar do tempo. Será? Não é apenas humildade perante a percebida grandeza do todo? Não é o reconhecimento que nada sabemos e que nossa máxima não é nada, poeirinha cósmica e olhe lá? O olhar de sabedoria do velho não seria apenas a aceitação da perplexidade ao constatar sua total ignorância diante do universo? Quanto mais reflito sobre isso, mais perco minha capacidade de achar o certo e o errado nas coisas. E egoistamente concluo que o certo é o que me convém, o que não me machuca, o que posso suportar. Envelhecer é isso? Virar egoísta? Aos pouquinhos? Não falo de perder totalmente a capacidade de amar, de sentir prazer em estar com os demais, da convivência com a família. Falo de nós mesmos. Dos sonhos que se transformam em realidade, do aprendizado, das dores, dos desejos. E da vontade de transformá-los em algo perpétuo. Vi minha amada avó, tão cheia de alegria e vitalidade, chegar ao final (94 anos) sempre, triste. Estaria buscando o recomeço? Devemos buscar o “novo” e não o “de novo”. Mas sinto que a sabedoria adquirida nos é compensada em gênero, número e grau com uma diminuição da nossa coragem. Embora seja preciso sabedoria e coragem para admitir isso. Como diria minha mãe, se viva ainda fosse " eu estou ficando mais velha"....